Acerca de mim

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

NOTAS SOLTAS DA NET


50-tons-de-cinza imagem capa.jpg
Fanfic com Cara de Fanfic
O avatar Snowqueens Icedragon escrevia fanfictions online, sendo que sua criação mais popular era “Master of the Universe”, uma fanfic sobre a Saga Crepúsculo. Conforme a história foi ficando mais picante, a autora decidiu trocar os nomes originais por outros que não tinham mais relação com os vampiros, publicando o novo texto em um site próprio. Assim nasceram “50 Tons de Cinza” e a mais nova escritora E. L James.
Ou seja, os exageros e a escrita rascunhada estariam perdoados porque, afinal de contas, era só uma fanfic, escrita por uma fã que imaginava uma série de situações para seu casal favorito. Depois se transformou em uma história amadora, praticamente idêntica à original. Mas, no momento em que uma editora decide publicá-la e, mais tarde, um estúdio compra seus direitos autorais, todo um aparato é criado para transformar um material bruto em uma leitura de primeira. Quem gosta e elogia passa a ser moderno e liberal. Quem não gosta ou critica passa a ser antiquado e preconceituoso.
É um Conto de Fadas Distorcido
A princesa indefesa e pura vem na forma de uma jovem com baixa autoestima, sem muitas conquistas na carreira ou na vida pessoal. Já o príncipe vem em um helicóptero particular, dono de uma empresa gigantesca e algumas preferências bem peculiares no quesito sexo. Anastasia (até o nome é de princesa) encontra ascensão pessoal e profissional através de seu relacionamento com Grey. Ele a salva de sua vidinha sem graça com seu dinheiro e influência. Por mais que os métodos desse príncipe às avessas sejam questionáveis, o que sente por Anastasia é amor verdadeiro. Ela, é claro, o corresponde, e eles terminam a trilogia *SPOILER* felizes para sempre, com a jovem assumindo seu papel de “esposa de um homem rico”.
Só que, ao contrário das princesas, Anastasia não é generosa, astuta ou sofre com algum tipo de maldição. Ela é apenas frágil. E, ao contrário dos príncipes, Christian não é valente ou gentil. Só é rico.

Sem comentários: