Acerca de mim

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

NOTAS SOLTAS DA NET




amor chuva amor.jpg
“Não sinta pena de ninguém! É um sentimento muito feio, pois ao sentir pena você se coloca numa posição de superioridade que é ilusória”. Sim, essa fala é de mamãe. Ela me deu uma ótima educação.
Mas, como sempre fui desobediente, vou desobedecê-la, agora, ao dizer: tenho pena, muita, muita pena das pessoas que não amam (pra valer!) os livros. Não porque me sinta superior, mas simplesmente porque desconhecem essa alegria.
Amar os livros não é o mesmo que colecioná-los em estantes. Tampouco discursar sobre eles para demonstrar cultura. Não é um status! Amar os livros é diferente da necessidade de acumular informação e conhecimento. É diferente de reconhecer que a leitura é importante. É, sobretudo, perceber que não se pode viver sem eles.
Amar os livros é tê-los como aliados e companhia eterna. Quem ama ler nunca está sozinho em suas dores – há sempre um personagem para traduzir ou dar voz ao que sentimos mas nem sabemos que sentimos.
Quem tem o hábito da boa leitura aprende a enxergar o mundo para além do próprio umbigo. Entende que o mundo é grande, imenso, e que tudo pode ser ou não ser dependendo disso e daquilo.
Outro delicioso efeito colateral que o amor pelos livros provoca: dar menos importância para coisas insignificantes.


© obvious: http://lounge.obviousmag.org/monica_montone/2015/01/conheca-os-efeitos-colaterais-de-um-louco-amor.html#ixzz3Q9i2n0Bw 
Follow us: obviousmagazine on Facebook

Sem comentários: