Acerca de mim

terça-feira, 25 de novembro de 2014

NOTAS SOLTAS DA NET


O número 13 parece até um fantasma na vida de algumas pessoas subindo para proporções épicas no mundo da superstição. O que poderia fazer um número ser tão azarado a ponto de algumas pessoas se recusarem a sequer mencioná-lo em suas vidas? Será que existe alguma evidência histórica de que o número 13 traz, de fato, má sorte?
Os sumérios baseavam todo o seu sistema numérico em 12. Número usado para medir o tempo (12 meses no calendário, por exemplo). Se 12 era o maior número de sempre talvez 13 fosse considerado ruim pelos antigos.
preponderance of the number2.jpg Esta tábua de argila foi gravada com cálculos matemáticos por um antigo sumério. © dob/Foter
A Origem: O número 13 foi considerado má sorte para muitos há milhares de anos. A verdadeira razão se perdeu no tempo e talvez nunca saberemos realmente mas é possível que esse medo enorme tenha começado com um erro de digitação clerical.
O Código de Hamurabi foi escrito cerca de 2.000 anos antes de Cristo. É um código de leis e a lei 13 está faltando. Os primeiros historiadores acreditavam que isso era devido ao fato de que 13 dava azar.
preponderance of the number1.jpg © John Said/iStock/Getty Images
Festejando: Um mito antigo na tradição nórdica sugere que 13 não dava sorte, mesmo para os deuses. Uma lenda conta a história de uma festa entre os deuses e deusas em Valhalla. Haviam 12 deles e tudo estava bem até que Loki apareceu. Ele foi o 13º convidado e transformou a festa em uma desordem, causando mortes e desastres.

Sem comentários: