Acerca de mim

domingo, 5 de outubro de 2014

NOTAS SOLTAS DA NET



08thegivers.jpg
obvious recomenda os livros mais vendidos na amazon Brasil. Aproveite os nossos descontos!
A ideia de não sentirmos nada foi adotada pelo filme “The Givers” com o título em português “O doador de memórias”. Baseado no livro "O Doador" (1993) de Lois Lowry, traz uma sociedade utópica, sem guerras, doenças ou tristezas. O objetivo deste texto não é fazer uma crítica sobre o filme, mas refletir sobre a ideia de não sentirmos nada.
O filme aborda uma sociedade planejada, totalitarista, em que todos já nascem destinados a algo. E para criar uma sociedade perfeita, é preciso apagar todas as memórias coletivas que relembrem qualquer tipo de sentimento ou emoção humana, seja boa ou ruim. Dá a sugestão de que para se ter uma sociedade perfeita, é preciso que não haja sentimentos.
07thegivers.jpg
Para isto, não bastaria apenas abolir os sentimentos ruins, seria preciso extinguir também os sentimentos bons. Coisas simples como um abraço ou um entrelaçar de mãos que causa um turbilhão de sensações em cada parte do nosso corpo, um simples sorriso, um movimento, uma dança, tudo isso também parece ser perigoso e ameaçador para esta tal sociedade perfeita.

Sem comentários: