quarta-feira, 30 de abril de 2014
domingo, 27 de abril de 2014
NOTICIA
Vasco Graça Moura, o escritor para quem a poesia era a sua "forma verbal de estar no mundo", morreu hoje, em Lisboa, aos 72 anos.
Poeta, ensaísta, romancista, dramaturgo, cronista e tradutor de clássicos, Vasco Graça Moura nasceu no Porto, na Foz do Douro, em 1942, licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa, e chegou a exercer a advocacia, de 1966 a 1983, até a carreira literária se estabelecer em pleno. Na altura, apenas a poesia definia a sua expressão, com títulos como "Modo mudando", estreia nas Letras, em 1962, a que se seguiram títulos como "Semana inglesa" e "O mês de Dezembro".
Mas Vasco Graça Moura era também o jurista, o gestor e o político. Em 1974, após o 25 de Abril, aderiu ao Partido Popular Democrático, actual PSD, tendo assumido a secretaria de Estado da Segurança Social do IV Governo Provisório, liderado por Vasco Gonçalves. A experiência governativa duraria pouco mais de cinco meses, de Março a Agosto de 1975, e não voltaria a repeti-la. Prosseguiu, porém, na esfera pública, num percurso que culminaria na presidência do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, iniciada em Janeiro de 2012.
Antes, foi director da RTP (1978), administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (1979-1989), cuja política de edição literária dinamizou, foi presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Fernando Pessoa (1988) e da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1988-1995), para a qual coordenou a revista Oceanos.Dirigiu a Fundação Casa de Mateus, foi comissário-geral de Portugal para a Exposição Universal de Sevilha (1988-1992) e director do Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian (1996-1999).
Em 1999, passadas mais de duas décadas sobre a sua passagem por um governo provisório, o escritor regressou à política activa, nas listas sociais-democratas ao Parlamento Europeu, tendo sido deputado até 2009, no Grupo do Partido Popular Europeu.
sexta-feira, 25 de abril de 2014
VISEU
Chegou o D. Afonso Henriques
Uma imagem vale mil palavras…
Toda a campanha de propaganda sobre Viseu parece ter uma intenção: dar visibilidade a Almeida Henriques que, mais ou menos disfarçadamente, à custa do erário público, faz o pack 2 em 1: Viseu é uma categoria porque tem um autarca de categoria.
Este é mais ou menos o cerne da questão. Porém, este afã histérico de propagandear uma imagem quer dizer também que, o que não se promove por si e pela sua evidência, não é mais do que a mera construção, artificial e artificiosa, de uma quimera ou algo que não existe.
PUBLICIDADE
Exoderil: Bad Smell, Itch
Advertising Agency:Tbwa\Central Asia & Caucasus, Almaty, Kazakhstan
Creative Director:Jakub Mraz, Ruslan Kassymov
Art Director:Doniyor Mamanov
Account Director:Ekaterina Beliyashina
Illustrator:Marat Kumekov, Anatoliy Drozdov
Creative Director:Jakub Mraz, Ruslan Kassymov
Art Director:Doniyor Mamanov
Account Director:Ekaterina Beliyashina
Illustrator:Marat Kumekov, Anatoliy Drozdov
O FILME
FILME
O Acto de MatarThe Act of Killing
- Duração
- 115 m
- Género
- Documentário
- Classificação
- M16
- País
- Dinamarca
- Ano
- 2012
- Site
- http://alambique.pt/filme/o-acto-de-matar
SINOPSE
Num país onde os assassinos são celebrados como heróis, o realizador e a sua equipa desafiaram os líderes impenitentes dos esquadrões da morte a encenar o seu papel no genocídio. O resultado alucinante é um delirante sonho cinematográfico, um mergulho perturbador nas profundezas da imaginação de assassinos em massa e no chocante regime de corrupção e impunidade banais em que vivem.
- Realização
- Anonymous Christine CynnJoshua Oppenheimer
FICHA TÉCNICA
LINK
Boonzi
O Boozi é uma plicação que permite controlar e gerir o orçamento mensal.
para além de fazer as divisões dos gastos por categorias, permite também fazer um controlo dos orçamentos mensais através do upload de extractos bancários.
Embora existam bastantes sites deste género, tendo alguns sido já referidos aqui, creio que este é também muito bom, sendo que a grande desvantagem do mesmo é ser pago.
para além de fazer as divisões dos gastos por categorias, permite também fazer um controlo dos orçamentos mensais através do upload de extractos bancários.
Embora existam bastantes sites deste género, tendo alguns sido já referidos aqui, creio que este é também muito bom, sendo que a grande desvantagem do mesmo é ser pago.
NOTAS SOLTAS DA NET
Portugal vivia o quadragésimo primeiro ano do Estado Novo, uma ditadura autocrata e conservadora que tinha no professor universitário Antônio de Oliveira Salazar a sua figura de maior expressão e referência, pelo que o regime também ficou conhecido pela alcunha de Salazarismo. À época do movimento dos capitães de abril, Salazar já havia morrido, e o poder era exercido pelo também professor Marcelo Caetano.
Entretanto, Capitães de Abril não conta esta história. A película se passa nas vinte e quatro horas que antecedem o movimento militar que depôs o regime salazarista e instituiu a democracia em Portugal. O Movimento das Forças Armadas (MFA) era composto por militares, em sua maioria capitães, que ansiavam por profundas mudanças na sociedade portuguesa. Isto se deu em 25 de abril de 1974, e completa 40 anos este mês.
E o que uma menina que vive a separação dos pais tem a ver com isso? Absolutamente tudo. Uma revolução, sendo uma profunda e radical mudança, revolve todo o tecido social e faz pulsar sentimentos e arte, onde antes reinava a apatia e a solidão. E é exatamente pela ótica falsamente inocente e profundamente poética, de uma criança, que Maria de Medeiros (também sendo a protagonista, Antónia) nos conta esta história em um filme comovente, belo e demasiado humano.
© obvious: http://lounge.obviousmag.org/outras_palavras/2014/04/capitaes-de-abril-e-a-beleza-de-uma-revolucao-nos-olhos-de-uma-menina.html#ixzz2zu4GjlzH
Follow us: obviousmagazine on Facebook
INSÓLITO
Maçã de 2 cores
O título é a descrição exata da sensacional e raríssima maçã que Mel Staples encontrou em seu pomar! Moradora de Kingston, na Tasmânia, ela pediu para sua filha pegar algumas frutas e quando recebeu a cesta encontrou a linda maçã com metades iguais de verde e vermelho. Segundo especialistas, como em qualquer espécie, mutações vivem ocorrendo e neste caso o resultado foi uma fruta meio a meio; rara e lindíssima. Nesta história só fiquei com uma dúvida: será que Melcomeu a maçã?! "Divididamente legaus"!
terça-feira, 22 de abril de 2014
O FILME
FILME
O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro (3D - IMAX)The Amazing Spider-Man - Part II
- Duração
- 142 m
- Género
- Ação/Aventura
- Classificação
- M12
- País
- Estados Unidos
- Ano
- 2014
- Site
- http://www.facebook.com/theamazingspiderman
SINOPSE
É excelente ser o Homem-Aranha . Para Peter Parker não há nada como saltar entre arranha-céus, assumir-se como herói e estar junto de Gwen. Mas ser o Homem-Aranha tem o seu preço: apenas ele pode proteger os nova-iorquinos dos poderosos vilões que ameaçam a cidade. Com o aparecimento de Electro, Peter irá confrontar um inimigo bem mais poderoso do que ele. E, com o regresso do seu antigo amigo, Harry Osborn, Peter apercebe-se que todos os seus inimigos têm algo em comum: A "OsCorp".
- Realização
- Marc Webb
- Ator / Atriz
- Andrew Garfield Dane DeHaanEmma Stone Jamie Foxx Paul GiamattiSally Field Stan Lee
FICHA TÉCNICA
LINK
Receitas para universitários
Página com receitas para quem não tem tempo para cozinhar, para quem nunca tem nada descongelado, para quem não quer lavar muita loiça e não quer gastar muito dinheiro.
https://www.facebook.com/ReceitasParaUniversitariosDeUmaPanela
https://www.facebook.com/ReceitasParaUniversitariosDeUmaPanela
OBJECTO
Moedor de ervas
Legal demais a ideia do Herb Keeper Mill! Assim como os conhecidos moedores de pimenta, ele funciona para salpicar ervas frescas em preparos e pratos prontos. Basta colocar cebolinha, sálvia, manjericão, etc, e girar a pequena manivela. O mais interessante porém, é que seu design é feito realmente para facilitar a vida das donas de casa e cozinheiros de plantão. Isto porque além de usar na hora as especiarias compradas ou colhidas, basta colocar o Herb Keeper Mill no congelador e pronto! Quando precisar, é só usar novamente! "Temperadamente legaus"!
PUBLICIDADE
Adot: Words
Words kill wars.
Advertising Agency:Ogilvy & Mather, Tokyo, Japan
Chief Creative Officer:Ajab Samrai
Creative Director:Federico García
Copywriter:Federico García
Art Director:Junkichi Tatsuki
Production Company:Amana
CG Retoucher:Keigo Masaki
Producer:Yohei Mori
Chief Creative Officer:Ajab Samrai
Creative Director:Federico García
Copywriter:Federico García
Art Director:Junkichi Tatsuki
Production Company:Amana
CG Retoucher:Keigo Masaki
Producer:Yohei Mori
Subscrever:
Mensagens (Atom)
O MEU OUTRO BLOG
LEITURA DÍÁRIAS
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Bom filho à casa regressaHá 7 anos
-
-
-
A marca de…Há 8 anos
-
-
-