ng2583700Esta sondagem, ou estudo de opinião, como lhe queiram chamar, apresentada pelo JN e da responsabilidade da Eurosondagem, S.A., e, mormente, os comentários de análise da mesma estão fortemente inquinados e são reveladores da falta de seriedade e rigor da mesma.
Atente-se, apenas, num pormenor, simples, mas que revela e confirma o que atrás afirmo e repito:
  • Ficha técnica da dita:
“Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem, S.A., nos dias 19 e 20 de maio de 2013. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente no concelho de Viseu, e habitando em lares com telefone da rede fixa. Foram efetuadas 596 tentativas de entrevistas e, destas, 85 (14,3%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma aleatória resultou, em termos de sexo, (feminino – 51,5%; masculino – 48,5%), e no que concerne à faixa etária, (dos 18 aos 30 anos – 18,8%; dos 31 aos 59 – 49,3%; com 60 anos ou mais – 31,9%) num total de 511 entrevistas validadas. O erro máximo da amostra é de 4,32%, para um grau de probabilidade de 95%.”
Ora, nas datas em que, pretensamente, foi realizado o estudo, nem Hélder Amaral, nem Francisco Almeida eram ou tinham apresentado a sua candidatura…
Hélder Amaral, anunciou a sua candidatura a 24 de Maio e Francisco Almeida apenas a 28 do mesmo mês.
Perante estas evidências, dizer e registar, apenas, que seriedade e rigor é cena que não assiste nesta sondagem e muito menos na análise que a acompanha, o que muito me surpreende…