Acerca de mim

domingo, 2 de junho de 2013

NOTAS SOLTAS DA NET

O UNIVERSO MARVEL: UM NOTÁVEL MUNDO À PARTE NA CULTURA POP


Fãs, colecionadores, curiosos, a lista de pessoas que adquirem os produtos Marvel e vivem sua realidade é imensa. Seja pelos produtos, pelo entretenimento ou pela ideologia, a marca é sinônimo de sucesso. Mais do que isso, é um dos mais bem sucedidos elementos da indústria cultural.
01_Marvel_Photo_3_01.jpg
© Marvel (Wikicommons, Sam Howzit).
Entender a lógica por trás da cultura pop é algo bem complicado. Não é à toa que vários especialistas e intelectuais teorizam este fenômeno da sociedade moderna com pesquisas, anagramas e análises sem fim. Apesar disto, no meio deste mar de manifestações kitsch e cultos uma delas se destaca, em parte por ser tão antiga e famosa quanto a Coca-Cola, em parte por ser tão poderosa economicamente quanto a franquia de Star Wars e em parte por ser tão influente quanto a Pop Art. Mais do que um mundo criativo e conhecido, este é o Universo Marvel.
Esta marca titã das histórias em quadrinhos começou a tomar ares de império quando Stan Lee revolucionou a pequena Timely Comics. Sua criação de um novo conceito de heróis e vilões com personalidades, emoções e motivações humanas e complexas na década de 60 foi responsável por tornar seu nome e o nome da editora em sinônimo de sucesso. Mas nem o Homem-Aranha, o Hulk, o Homem de Ferro ou qualquer outro personagem icônico poderiam esperar pelo que viria a seguir. A Marvel se tornou tão popular e lucrativa que transcendeu as HQs e passou a conquistar jovens e adultos pelos mais variados meios.

Sem comentários: