ELLA FITZGERALD, A PRIMEIRA DAMA DA CANÇÃO
Hoje é o dia no qual a dama de uma das vozes mais famosas do jazz norte-americano completaria 96 anos e, é claro, não poderíamos deixar de fazer uma pequena homenagem a diviníssima cantora que marcou a sua época e hoje é considerada atemporal.
Ella Jane Fitzgerald nasceu no ano de 1917 e teve a sua adolescência marcada por abandono afetivo, idas e vindas à delegacias e orfanatos, perda do irmão num acidente de carro e marginalidade motivada por um desespero imenso. Mesmo que tivesse um “destino” marcado para o insucesso, Ella encontrou consolo na dança e na música… A pequena menina de Newport News sempre sonhou em ser cantora ou dançarina e aos poucos esse sonho foi chegando perto de se tornar real.
Possuidora de um talento musical inegável, aos 17 anos Ella se inscreveu numa competição que ocorreria no famoso Teatro Apollo e no meio de todo o fervor do evento, uma confusão aconteceu e ela teve que se apresentar como cantora e não como dançarina, como havia planejado e ensaiado anteriormente. Ao lado de uma banda que também estava na competição, Ella cantou duas músicas e logo de cara conquistou o coração da plateia.
Antes de se dedicar a carreira solo, Ella fez 150 gravações com uma orquestra chamada “Ella Fitzgerald and her Famous Orchestra”.
Antes de se dedicar a carreira solo, Ella fez 150 gravações com uma orquestra chamada “Ella Fitzgerald and her Famous Orchestra”.

Sem comentários:
Enviar um comentário