Acerca de mim

terça-feira, 30 de abril de 2013

NOTICIA


Dia Internacional do Jazz é comemorado hoje

 
 

Istambul é, hoje, a cidade oficial das comemorações do Dia Internacional do Jazz, com a participação de músicos de várias nacionalidades, como o brasileiro Milton Nascimento, mas as celebrações estendem-se a outros países, como Portugal.

O Dia Internacional do Jazz foi lançado em 2012 pela UNESCO para promover  uma expressão musical que simboliza "a paz e a unidade", mas, este ano,  a organização quer aproveitar a efeméride para afirmar a importância do  jazz nos movimentos de luta pela liberdade. 
"Onde há pessoas que lutam pela liberdade, o jazz está quase sempre",  afirmou Neil Ford, porta-voz da UNESCO, na mensagem oficial deste dia. 
A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, considera que o jazz é "a  linguagem universal da paixão e da benevolência, que une populações de culturas,  religiões e nacionalidades diferentes", lê-se no comunicado divulgado esta  semana. 
Em Portugal, a comissão nacional da UNESCO atribuiu o selo de "evento  comemorativo" ao festival Estoril Jazz, que decorrerá em maio. 
Hoje, o Hot Clube de Portugal (HCP) terá concertos de formações musicais  de alunos da escola HCP no cinema São Jorge, em Lisboa, e ao final da tarde  haverá uma aula aberta de história do jazz nos espaços do clube com o histórico  contrabaixista Bernardo Moreira. 
A partir das 22:30, o mais antigo clube de jazz da Europa terá uma maratona  de concertos com músicos como Afonso Pais, Paula Oliveira, Nelson Cascais  e Massimo Cavalli. 
Os alunos da escola do HCP também atuarão na estação de metro Baixa-Chiado,  em Lisboa, num concerto em simultâneo e em diálogo em direto, por transmissão  vídeo, com o Brasil com alunos da Faculdade de Música Souza Lima, de São  Paulo. 
Este concerto transatlântico insere-se nas iniciativas do ano do Brasil  em Portugal. 
O Cascais Jazz Club terá um concerto do Trio de George Steves, com a  cantora Maria Anadon. 
Na Universidade de Aveiro, onde está situado o Centro de Estudos de  Jazz, haverá uma aula de voz com a cantora de Jacinta e outra de piano com  o pianista Filipe Melo, além de uma conferência dos investigadores envolvidos  no projeto de estudo "Mensageiros do Jazz: a importância dos divulgadores  no percurso do Jazz em Portugal no século XX".  
No Porto, a cantora Isabel Ventura, acompanhado de um trio, apresentará  no Teatro Rivoli o álbum "Encontro em dois momentos", no qual interpreta  "standards" e temas portugueses. 
A sul, o contrabaixista Zé Eduardo será um dos protagonistas de uma  maratona no Teatro Lethes, de Faro, em formato quarteto, com a cantora Viviane,  ao qual se juntarão ainda o trio de Paulo Luz, o quarteto de Genoveva Faísca  e o músico João Frade. 


Sem comentários: