Acerca de mim

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

NOTICIA


As dez personalidades vivas mais inteligentes do mundo

Lista foi elaborada pela organização Super Scholar

Rick Rosner  (guionista de televisão), Kim Ung-Yong (físico e engenheiro civil) e Judit Polgár (jogadora de xadrez e a única mulher na lista)
Rick Rosner (guionista de televisão), Kim Ung-Yong (físico e engenheiro civil) e Judit Polgár (jogadora de xadrez e a única mulher na lista)
A organização Super Scholar criou uma lista com as dez pessoas que têm um maior coeficiente intelectual (QI) do mundo. Da lista fazem parte apenas personalidades conhecidas e vivas, entre elas, o cientista Stephen Hawking, o empresário co-fundador de Microsoft Paul Allen ou o actor James Woods.
Os especialistas indicam que valorizar a inteligência de uma pessoa é uma questão subjectiva pois pode ter-se tanto em conta o QI como as realizações ao longo da vida. Por isso, a lista não tem uma ordem específica.
Stephen Hawking, com 160 de QI, tem mais de 14 prémios recebidos e sete livros escritos. Para os especialistas que elaboraram a lista, Hawking “fez-se a si próprio” e conseguiu “que a sociedade entendesse o Universo”.
O físico e engenheiro civil Kim Ung-Yong é reconhecido no Livro de Records do Guinness como a pessoa com um QI mais elevado (210). Ung-Yong foi um menino prodígio que começou a falar aos seis meses e aos três já compreendia, além da sua língua materna, japonês, inglês e alemão.
Com esta idade, foi aluno convidado do curso de Física da Universidade de Hanyang e começou a resolver cálculos integrais e diferenciais. O seu curriculum levou-o à NASA (com oito anos) e aos 16 tinha o doutoramento em Física pela Universidade do Colorado (EUA).
Apesar de constar no Guiness como pessoa com QI mais elevado, é superado por outras (que não estão no Livro mas estão nesta lista), como o físico Cristopher Hirata (225 QI), que aos 14 anos já trabalhava na Caltech ou o matemático nascido na Austrália, em 1975, Terrence Tao (230 IQ), actualmente a trabalhar na Universidade da Califórnia em Los Angeles.

O co-fundador de Microsoft, Paul Allen, com 170 de QI também marca presença. Além de ser uma das pessoas mais inteligentes é também uma das mais ricas do mundo.
Entre estas figuras do universo da ciência e da tecnologia está um alien: Rick Rosner. Com 192 de QI, o norte-americano tem-se dedicado a trabalhos que a Super Scholar denomina como 'não inteligentes'. É argumentista de programas de televisão e antes trabalhou como porteiro, stripper, empregado de mesa e modelo.
Outra das pessoas mais inteligentes é o jogador de xadrez nascido na ex-República Socialista Soviética do Azerbaijão Garry Kasparov (QI de 190). Além se ser considerado o melhor jogador do mundo (foi o que se manteve mais tempo no número 1 do ranking mundial) é também conhecido como activista político anti-Putin (o que já o levou ao cárcere), tendo mesmo chegado a candidatar-se à presidência da Rússia.
A lista inclui também o actor James Woods (180), vencedor de três Emmy e candidato a dois Oscar e o matemático Andrew Wiles (170), que resolveu o teorema de Fermat, considerado por muitos como o problema matemático mais difícil do mundo. A menina prodígio do xadrez Judit Polgár (170), da Hungria, que, em 1991, com apenas 15 anos, obteve o título de Grandmaster, é a única mulher na lista.
Os especialistas que levaram a cabo este estudo explicam que, actualmente, 50 por cento dos habitantes da Terra tem pontuações de QI entre os 90 e os 110 (o normal). Apenas 2,5 tem valores inferiores a 70 e também apenas 2,5 tem um QI superior a 130. Apenas 0,5 da população tem mais de 140 de QI, os considerados génios.
A lista pode ser consultada aqui: http://www.superscholar.org/smartest-people/

Sem comentários: