Acerca de mim

sábado, 27 de março de 2010

NOTICIA

Vamos dormir menos uma hora de sábado para domingo
Portugal vai entrar na hora de Verão. Relógios vão adiantar 60 minutos
Portugal continental ea Madeira vão entrar na hora de Verão à 01:00 de domingo. Os relógios vão, por isso adiantar o relógio 60 minutos. Nos Açores, a mudança acontecerá pelas 00:00, altura em que se adianta uma hora para uma 01:00.
A informação é do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), diretor de Cujo, Rui Agostinho, explicou que a hora de Verão passou um ser decidida um nível da União Europeia, ao contrário do horário de Inverno, que continua sob uma soberania dos Estados.
Para tomar uma decisão, o Governo ouve uma Comissão Permanente da Hora, na qual se Sentam Representantes de todos os ministérios e entidades que expõem os seus Interesses nesta área. À frente está o OAL, que como Entidade Interesses independente avalia e zela pelo Cumprimento da sequência do dia e da noite. «Porque a actividade humana está extremamente dependente desse ciclo», lembrou o director do OAL, citado pela Lusa.
Esta comissão existe formalmente desde os anos 40, mas as suas raízes remontam ao início do início do século XX, quando saber com exactidão a hora ganhou Importância Crescente na vida em sociedade e em especial nos negócios. No século XIX, coexistiram Astronómica uma hora, que começava e acabava ao meio-dia solar para acompanhar o trabalho de observação dos astrónomos, hora ea civil (meia noite).
O mesmo responsável lembra que actualmente «há Interesses Sociais na hora em sobretudo» Actividades da hora que dependem muito solar, como uma agricultura ea construção civil: «para estas pessoas que interessa a hora que o relógio marca efectivamente corresponda o mais possível às horas de »sol.

Sem comentários: