Acerca de mim

sábado, 27 de junho de 2009

NOTICIA

Portugueses entre os que mais energia renovável consomem

Quase três quartos das famílias portuguesas vivem em casa própria. Famílias nacionais que são das que consomem percentagens mais elevadas de energias renováveis por comparação com os restantes países da União Europeia.
Os números reportam a 2007 e são do Eurostat, o gabinete de estatísticas da Comissão Europeia, num estudo sob o tema "Os consumidores na Europa".
Em Portugal, 73% dos agregados familiares são proprietários da casa onde vivem, dos quais 38% são apartamentos, enquanto a média europeia é de 65%. Ainda assim, há vários países que registam taxas mais elevadas, como Roménia, com 96%, Lituânia e Eslováquia com 89%, Hungria com 87%. No extremo oposto está a Alemanha com 46% de famílias proprietárias.
Portugal colheu valores acima da média em termos de consumo de energias renováveis por família, chegando aos 37%, apenas ultrapassado pela Letónia com 50% e pela Estónia com 39%, quanto a média dos 27 estados não chegou aos 12%.
Enquanto consumidores, os portugueses são dos europeus que menos se queixam. Em 2008, apenas 5% apresentaram uma reclamação contra um vendedor ou fornecedor e só metade das pessoas se afirmaram satisfeitas com a forma como foi considerado o protesto. Menos que Portugal, só a Bulgária onde a taxa não passou os 4%. Na UE, em média no ano passado, 16% das pessoas reclamaram contra algum serviço ou produto.
Do lado dos que mais se queixam estão a Suécia com 34% e a Holanda com 25%.

Sem comentários: