Acerca de mim

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

NOTICIA



PortugalDiário recorda o melhor (e o pior...) de 2008
As imagens que pintaram o último ano

O melhor e o pior de 2008
O PortugalDiário reuniu as imagens mais marcantes de 2008 para que recorde mais facilmente o que foi notícia. Do charuto de António Nunes aos ataques à crise, fique com o melhor (e o pior...) deste ano.
VEJA AS IMAGENS
A 1 de Janeiro, entrou em vigor a nova lei do tabaco e, nas primeiras horas da madrugada, o responsável máximo da ASAE foi logo apanhado a fumar num casino. Em Fevereiro, a tempestade foi outra, com a chuva a provocar cheias principalmente na Grande Lisboa. As fotos e os vídeos dos leitores deram mesmo ao PortugalDiário o recorde de visitas supremo.
Outro vídeo que ficou famoso veio da escola Carolina Michaelis, retratando a crescente violência nas escolas. Do «dá-me o telemóvel já» para o «Alcochete jamais», coube a Mário Lino dar a confirmação oficial do novo aeroporto e da nova ponte Chelas-Barreiro, no «deserto» da margem sul...
Verão quente para os assaltantes
A Norte, Rui Rio lutava pela transformação do Bolhão, mas o seu projecto de centro comercial teve de ser alterado.
Depois da demissão de Luís Filipe Menezes, o PSD viveu nova corrida pela liderança. Santana Lopes, Passos Coelho e Patinha Antão foram candidatos, mas foi Manuela Ferreira Leite a cortar a meta em primeiro lugar. Durante a campanha, trocaram-se palavras mais azedas, mas agora Santana até teve o aval da nova líder para a Câmara de Lisboa.
O Verão ficou marcado pelo tempo, que não foi tão quente como se previa, mas também pelo futebol e sobretudo pelo crime. As imagens do assalto do BES ainda hoje não parecem ter sido gravadas em Portugal, não é?
Gonçalo Amaral lançou «Maddie: a verdade da mentira», mas a menina continua desaparecida. Já no Rio Douro foi possível encontrar vários aviões de mais uma prova do Red Bull Air Race.
Obama já mudou o mundo
2008 foi um ano difícil para o primeiro-ministro, mas José Sócrates apareceu aos socialistas, em Guimarães, com um sorriso que não adivinhava a crise que aí vinha. Crise essa que foi combatida com «Magalhães», os computadores que escasseiam nas escolas, mas que deixaram Chávez satisfeito.
O preço dos combustíveis e o casamento homossexual foram temas constantes neste ano, assim como os mega-processos da justiça. Fátima Felgueiras saiu-se bem, já Mário Machado vai ter mesmo de cumprir pena efectiva.
Com professores e estudantes insatisfeitos, a educação treme como nunca, mas Maria de Lurdes Rodrigues continua bem agarrada ao lugar.
No mundo, a grande novidade chama-se Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA. A mudança que ele promete também é uma esperança para todos os portugueses, que acabam o ano já com bastante receio do próximo.

Sem comentários: