Acerca de mim

domingo, 23 de fevereiro de 2014

NOTAS SOLTAS DA NET


maria-bethania-ciclo-lp-vinil-philips-1983-6546-MLB5074045386_092013-F.jpg
Ela é profunda e como não haveria de ser? Escolheu a dramaticidade à estética musical desde cedo. E foi a seu passo, com suas opiniões fortes que se estenderam à sua voz que acalma quando canta “Tocando em Frente” e soa como um trovão quando interpreta “Não mexe comigo”.
Sentia falta de dramaticidade na Bossa Nova e adorava os fados de Amália Rodrigues e os sambas-canção de Noel Rosa, deu nisso.
Em uma período da adolescência usava apenas cetim lilás e tinha como principal companheiro e responsável o irmão mais velho Caetano Veloso, tornou-se conhecida antes mesmo dele, quando substituiu Nara Leão no teatro, na peça Opinião.
Nunca fez questão de ser moderna, mas sim de seguir seus extintos. Independente e geniosa desde criança, mostrava seu poder de criar um belo drama desde cedo.
Como disse Caetano em “Verdade Tropical”, Bethânia já dramatizava quando adolescente, talvez por ser a preferida de sua mãe, dona Canô. Sua instabilidade emocional já gerava e intensificava ‘conteúdos apaixonados e pouco sensatos como o ciúme, a raiva, a exigência de exclusividade'. E a Caetano restava apenas-- em relação à irmã -- a tarefa de explicar cada gesto a seus pais. E foi assim que surgiu também a parceria dos dois irmãos na vida e na profissão. Bethânia seguia e Caetano cuidava, zelava, explicava e a analisava.


Sem comentários: