Acerca de mim

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

NOTAS SOLTAS DA NET

Nós também estamos aqui, Ronaldo!

Se olharmos para lado veremos em tantos outros sectores muitos “Ronaldos” que não desistem, que exportam, que vencem prémios, que ajudam quem precisa, que arriscam, que também estão aqui

Simples. Eficaz. Preciso. “Eu estou aqui”, disse Ronaldo. Com ele estava todo o país. Em suspenso. À espera do momento em que chegasse a certeza inequívoca que nos transportaria para o Brasil. E chegou. Ronaldo fez quatro — no conjunto dos dois jogos — mas poderia ter feito mais, e venceu o duelo inventado com Ibrahimovic.

De que é feito este Ronaldo? De que matéria composta se fabrica esta coragem? Quem lhe incute a ambição? Quem lhe afasta sempre a meta? Como consegue a proeza de viver neste limite, no auge da perfeição? Como se motiva? Como se concentra? Como consegue ser ele o melhor?

Os números já não interessam. Como também não interessa o confronto com o Messi, as picardias com Mourinho, as piadas de Blatter. O que interessa é o caminho. O trajecto da Madeira, de uma vida muito dura, para estrelato total. Em menos de uma década Ronaldo transformou-se numa lenda. E deixará para sempre uma marca no futebol. A sua marca.

Não há quem ouse dizer que é de sorte que se trata. Ou que nasceu com talento e que isso não se escolhe. É certo que tem talento, mas Ronaldo não descansa. Trabalha. E muito. Procura ser melhor. Estar um passo à frente. Não desiste. Lidera. Antecipa. Luta sempre. Reduz cada debilidade. Melhora tudo o que pode. Sempre que pode.

E é com esta exigência que podemos aprender. Que podemos ser melhores em tudo quanto fazemos. Aproveitando o caminho e melhorando o resultado. Dando mais pelas nossas causas, pelos nossos projectos. Levando equipas às costas, se preciso for. Trabalhando mais que os outros. Antecipando problemas. Definindo objectivos. Ultrapassando-os.

É certo que não teremos o prémio de ganhar tantos milhões. Mas teremos a certeza de que em cada uma das áreas estaremos a fazer um pouco mais por nós próprios. Um pouco mais por Portugal. Porque se olharmos para lado veremos em tantos outros sectores muitos “Ronaldos” que não desistem, que exportam, que vencem prémios, que ajudam quem precisa, que arriscam, que também estão aqui. E quantos mais formos a assumir esse passo, quantos mais “aqui estivermos”, mais depressa Portugal chegará a mais “Brasis”, criando emprego, inovando, eliminando a pobreza, reduzindo as injustiças, as assimetrias, tornando-se um país melhor.

Por isso, não há desculpa. Faz também a tua parte. Grita e sente. Corre e luta. Sê melhor. Faz o que gostas. Procura seres tu em tudo o que fazes. Não desistas. Chuta forte e marca golos. Muitos golos. Sejam em que baliza for. Sejam por que projecto for. É disso que o país precisa. É também de ti que Portugal precisa. Diz agora: estás aqui?

Sem comentários: