Acerca de mim

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

VISEU



Cine Clube de Viseu tem nova sede

Foto Emília Amaral/Jornal do Centro: Nova sede do Cine Clube de Viseu (Calçada da Vigia, nº 17)
“É algo que nos parece justo”. Foi desta forma que o presidente do Cine Clube de Viseu, Rodrigo Francisco recebeu a nova sede da instituição. Uma reivindicação com vários anos finalmente concretizada através da assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal de Viseu.
A autarquia comprou uma fração de um edifício recuperado na Calçada da Vigia (centro histórico) à Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu (SRU), que acaba de ceder ao Cine Clube para ali instalar a nova sede social. Apesar do “contrato precário”, por um prazo de um ano, o presidente Câmara, Fernando Ruas admitiu que “foi apenas para dar margem a quem vier a seguir”, já que se encontra a terminar o seu mandato, acreditando que futuramente permanecerá naquele espaço.
“O momento é particularmente relevante para o Cine Clube. Trata-se da primeira parceria de carater permanente com a Câmara Municipal”, adiantou Rodrigues Francisco. Para o dirigente tratou-se de um ato de justiça e “também o reconhecimento do papel do Cine Clube prestes a completar 60 anos”, com um trabalho de “partilha” desenvolvido em “prol da comunidade” e em defesa da educação.
Também Fernando Ruas reconheceu trata-se “de um ato de perfeita justiça” após tantos anos à espera de uma nova sede para desenvolver a sua atividade, que o autarca legitimou de importante para o concelho.
Durante a cerimónia estiveram presentes antigos dirigentes que tiveram um papel importante na vida da instituição, entre eles, José Fernandes (atual administrador do Teatro Viriato) e quatro ex-presidentes dos vários que a instituição foi recebendo ao longo das seis décadas. Na ocasião foi recordado um dos fundadores do Cine Clube, Humberto Liz, falecido recentemente. “O senhor Humberto Liz era uma figura incontornável da cultura viseense” rematou Fernando Ruas. Emília Amaral

Sem comentários: