Acerca de mim

domingo, 28 de abril de 2013

NOTAS SOLTAS DA NET


PÈRE-LACHAISE: O CEMITÉRIO DAS CELEBRIDADES


Em um primeiro momento se pode pensar que Père-Lachaise, por ser um reduto com tantas célebres criaturas, é todo montado com temas vistosos e destaques ornamentais. Ao atravessar seus portões se percebe que nada disso existe. Nada de anúncios neon, tampouco os melhores lugares reservados de acordo com a fama daqueles que ali repousam. Père-Lachaise é, antes de tudo, um cemitério democrático.

01_Pere_Lachaise_01.jpg
© Père-Lachaise, (fotografia de: Daniela Bortolotto).
O cemitério parisiense encabeça a lista dos mais de 150 catalogados pela ASCE. (Association of Significant Cemeteries in Europe). Cada um com suas características únicas, arte expressiva, motivos do gótico ao barroco, cenários pitorescos e residentes célebres.
Ao contrário do paralelismo urbano do centro de Paris, projetado por Haussemann no século XVIII, o cemitério se organiza por ruas e divisões de estrutura própria. Em seu princípio foi criticado pela população por ser distante e difícil de chegar. Os parisienses mudaram sua visão quando o cemitério passou a receber as ossadas de finados importantes. Cresceu ao longo dos anos, de 17 hectares na sua inauguração em 21 de maio de 1804 para os atuais 44. O tempo e o clima se encarregara-m de envelhecer os materiais e cobri-los de vegetação, dando-lhe uma personalidade bucólica e pitoresca.

Sem comentários: