Acerca de mim

sábado, 21 de janeiro de 2012

NOTICIA


Etta James morreu aos 73 anos, vítima de leucemia
20 de janeiro de 2012

A cantora norte-americana Etta James morreu esta sexta-feira num hospital na Califórnia, onde estava internada e ligada a um ventilador desde o final de dezembro de 2011.
A artista, que completaria 74 anos na próxima quarta-feira, encontrava-se já em estado terminal devido a uma leucemia incurável, informou o seu agente, Lupe De-Leon.
"Esta é uma perda tremenda para a família, os amigos e os fãs de todo o mundo", acrescentou o colaborador e amigo da cantora à CNN, descrevendo-a como "uma verdadeira original que conseguia cantar tudo - a sua música desafiava categorias".
Etta James deu voz a canções como "At Last" e "Tell Mama", é detentora de seis prémios Grammy e uma referência da soul e do r&b, tendo entre as admiradoras nomes como Adele, Beyoncé ou Ana Moura (em entrevista ao SAPO Música, a fadista enalteceu a voz "quente, rouca, cheia e encorpada" da cantora).
Etta James, cujo verdadeiro nome é Jamesetta Hawkins, nasceu a 25 de janeiro de 1938 em Los Angeles. Em criança começou a cantar numa igreja e na adolescência fez parte de um grupo “doo-woop” [estilo de música vocal baseado no r&b].
Nos anos 1960, foi viciada em heroína, dependência da qual se libertou em meados dos anos 1970, altura em que se tornou numa das mais respeitadas vozes femininas de então.
Ao longo da carreira, Etta James editou 30 álbuns de originais. Em 1993 entrou para o Rock & Roll Hall of Fame e três anos depois, por causa de um anúncio publicitário da Coca-Cola, voltou a ser falada com uma versão do tema "I just wanna make love to you", gravada nos anos 1960.
Em 2008, Beyoncé interpretou-a no filme "Cadillac Records", sobre a editora Chess Records, e no ano seguinte cantou um dos seus clássicos, "At Last", a Barack e Michelle Obama, no primeiro baile comemorativo da tomada de posse do presidente dos EUA.

Sem comentários: