Acerca de mim

sábado, 24 de abril de 2010

NOTICIA

Hubble, há 20 anos a vigiar o espaço
Foram duas décadas a revelar os mistérios do céu, permitindo a milhões de pessoas a descoberta de um novo mundo, através do acesso a imagens de galáxias e estrelas nunca antes vistas.
O portfolio do Hubble é vasto. O telescópio mais famoso da História permitiu determinar a idade do universo (treze mil milhões de anos), a descoberta de planetas extra-solares e dos buracos negros, a observação de galáxias de diferentes tipos e formas e do nascimento de estrelas, entre muitos outros contributos.
Foi a 24 Abril de 1990 que o Hubble foi enviado para o espaço pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA), cinco anos depois do previsto. Isto porque a morte de sete astronautas no lançamento do vaivém Challenger interrompeu o programa espacial norte-americano.
Em 20 anos, o Hubble observou cerca de 30 mil objectos celestes e tirou meio milhão de fotografias. Dentro de cinco anos deve ser substituído pelo James Webb, mas até deixar de funcionar e cair no oceano, o Hubble vai continuar a observar o espaço.

Sem comentários: