Acerca de mim

domingo, 27 de setembro de 2009

VISEU

por Piggy Forever

Candidatos por Viseu disputam lugares no Parlamento
PSD, PS, CDS-PP, BE e CDU disputam, nas Eleições Legislativas de domingo, nove lugares na Assembleia da República para os deputados a que Viseu tem direito.
O círculo eleitoral de Viseu, elegeu nas últimas eleições Legislativas, realizadas em 2005, quatro deputados do PS, quatro do PSD e um do CDS-PP.
Recorde-se que nesse escrutínio, o Partido Socialista conseguiu a maioria absoluta e surpreendeu no distrito de Viseu, tradicionalmente «laranja», ao conseguir o mesmo número de deputados que o PSD, conseguindo pouco mais de 500 votos que o seu adversário. Na altura, os socialistas venceram em 11 dos 24 concelhos do distrito de Viseu.



Entrou em funcionamento o funicular de Viseu que liga a Cava de Viriato ao Centro Histórico de Viseu. Depois de vários adiamentos é hoje inaugurada uma obra que custou seis milhões de euros. Trata-se de um percurso de 400 metros que demora cerca de três minutos a fazer e custará 50 cêntimos por passageiro, sendo gratuito nos primeiros meses.
O funicular é um meio mecânico de transporte não poluente com duas carruagens, cada uma com capacidade para transportar 50 passageiros que vão circular em simultâneo nos percursos ascendente e descendente, vencendo um desnível que chega a atingir os 16%.
O funicular de Viseu estará acessível a todos os viseenses que queiram deslocar-se entra a baixa e a alta da cidade e será uma forma de facilitar aos turistas um acesso mais fácil a monumentos como a Cava de Viriato, Sé Catedral, museus de Grão Vasco e de Arte Sacra, Casa do Miradouro, Casa do Adro, Igreja da Misericórdia e Porta dos Cavaleiros, entre outros monumentos.

Sem comentários: