Acerca de mim

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

VISEU



Milhares de achados nas mãos dos arqueólogos
Tutela sem museus 'obriga' técnicos a armazenar peças históricas, algumas valiosíssimas
Os achados continuam "escondidos" e o público a não poder usufruir deles. Podia, se o Ministério da Cultura tivesse em Viseu espaços capazes. Como não tem, resta esperar pelo museu da história da cidade, em estudo."Onde param os achados arqueológicos encontrados em Viseu?". A curiosidade, travestida em pergunta, é de Fernando Ruas, presidente da autarquia, que quer construir o museu de história da cidade e ter lá as peças mais emblemáticas. O projecto do futuro espaço museológico, está a ser estudado por uma 'comissão de sábios', nomeada pela câmara.A curiosidade de Ruas, porém, parece ter resposta. Milhares desses objectos, estão nos armazéns da Arqueohoje, em Viseu, a empresa que na última década fez o acompanhamento arqueológico da esmagadora maioria das obras realizadas no centro histórico da cidade.
E está tudo armazenado, porque a tutela não tem espaços próprios disponíveis para acolher o que quer que seja, em museus ou em edifícios propriedade do Ministério da Cultura



Viseu Naturalmente no Programa Território Artes
A Câmara Municipal de Viseu participa no Programa Território Artes promovido pelo Ministério da Cultura através da Direcção-Geral das Artes, que é um programa de dinamização da itinerância à escala nacional, assente numa oficina virtual, em que são participantes as entidades de produção e de programação, com especial relevo para as autarquias locais.

Sem comentários: